Re: Aumentando o HD

Desculpe entrar na thread agora, mas da tempo!!!

Franz Gustav Niederheitmann wrote:
Em Sun, 05 Dec 2004 09:10:55 -0200, Luiz Carcerelli <luizcarcerelli@yahoo.com.br> disse:

Olá pessoal, Adquiri um HD de 80GB que vai substituir o meu de 15.
Acontece que o sistema tá redondinho e deu um trabalhão para ficar
assim. Gostaria de transpor o sistema para o hd novo sem ter que
instalar tudo de novo. Dei uma pesquisada sobre o Partimage e acho
que ele pode resolver meu problema, mas fiquei com algumas dúvidas.

Tenho larga experiencia nisso, e posso falar o que eu fiz e deu certo. Como todo pobre, minha máquina é um x-tudo montada por mim mesmo comprando peças avulsas e melhorando de pouquinho a pouquinho, e já até perdi a conta de quantos HDs já troquei. Agora mesmo estou usando meu 13o e comprando um de 120GB para substituir o atual de 6,3 :) Programas deste tipo, partimage, norton ghost e talz não me ajudaram, sempre faltava alguma cois e acabava tendo de reinstalar tudo do zero do mesmo jeito. Quando usava conectiva (usei ate o guarani), e depois slackware (usei ate o 7), não vi outra saida a nao ser refazer tudo do zero mesmo, mas depois que me iluminei apos um longo caminhar na trilha do software livre comecei a usar debian (meu primeiro foi o slink), descobri que isso pode ser feito sem muita dor de cabeça usando as fantasticas ferramentas do apt-et-ali :)

1) Para começar, exporte a lista de pacotes instalados em sua maquina para um backup:

dpkg --get-selections > lista_instalada.txt

2) Copie todo o /etc para um backup

tar xcvf etc.tar.gz /etc

3) de o boot pelo CD de instalação do debian, recomento o debian-br-cdd que já traz o novo instalador debian, que reconhece o hardware e além disso monta o sistema todo em pt_BR.

4) Apos a instalacao, ponha o source.list que esta dentro do /etc antigo compactado e mande fazer apt-get update;

5) Importe a lista de pacotes da instalação anterior e mande instalar os pacotes.

dpkg --set-selections < lista_instalada.txt
dselect install

6) Substitua o /etc da instalacao atual pelo da instalacao antiga.

Pronto, agora voce tem a maquina como a anterior.

PS-1: existe um software chamado ibackup que pode ser usado para isso. Ele faz o backup de toda a configuracao da maquina e salva em um unico arquivo. Na minha proxima troca doi HD vou usar ele! PS-2: Se voce não tem banda larga, este metodo pode não ser uma boa, pois ele pega a instalacao todinha da internet. Então a solucao pode mesmo ser clonar o HD, conforme a dica do colega abaixo.

jah tentou usar o dd???

# dd if=/dev/hda of=/dev/hdb

o unico problema do dd e q a particao do hd de destino tem que ser identica

Como o HD novo é maior que o antigo, este método funciona desde que o boot seja feito por live-cd para evitar acidentes com acesso a dados cuja leitura esteja sendo feita na hora da clonagem. Porem voce tera apenas a particao do tamanho do HD antigo. Neste caso voce tera de redimentsioanr a particao, o que pode nao dar certo, ja tentei e nao funcionou pra mim, talvez voce tenha mais sorte.

outra comando que jah vi pessoas usarem para copiar as particoes e o
cp -rp

Este método não rola, pois não copia o setor de boot e pode pegar coisa corrompida.

[]'s
--
  .''`.  Márcio de Araújo Benedito <china@minaslivre.org>
 :  :' : Promoção e Defesa do Software Livre: http://www.minaslivre.org