Iniciante - Modulos e compilando kernel

Pessoal,

Dúvida simples... tenho uma placa de som Ac97 e procurei na net como
adicionar suporte a ela. Encontrei um manual aqui
http://www.pcforum.com.br/cgi/yabb/YaBB.cgi?board=apache;action=display;num=1088302063 ,
só que os módulos que ele pede para procurar em /lib/blablabla estão lá mas
estão em formato. Quero entender.. isso quer dizer que meu kernel TEM
suporte e já esta embutido, TEM suporte mas está "desligado", outra coisa...
sempre que quiser dar suporte a algo tenho que compilar o kernel inteiro de
novo (baixar source e fazer todos os "makes"???) ou existe algo como...
"mantenha tudo como está e inclua isso....".
A dúvida é mais conceitual, entendendo isso eu me viro com o resto....

Abraços,

Marcos