-----Mensagem original-----
De: Alexsandro Tamari Martins [mailto:alexmartbr@gmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 3 de dezembro de 2004 09:38
Para: Leandro Santoro
Cc: RUBENS SOUZA; debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Re: RES: LICENÇA DEBIAN

Oi Rubens,
Após finalizar os testes de homologação, se não for confidencial, vc poderia
enviar para a lista os resultados? Tipo, pontos fortes e fracos e o que
levou a CAIXA a escolher o Debian?

Abraços,

On Fri, 3 Dec 2004 09:20:18 -0200, Leandro Santoro
<lsantoro@correios.com.br> wrote:
> Oi Rubens,
>
> Definir o escopo de licenças livres apenas como GPL foi um erro que cometi
no passado. Se for dessa forma vcs não utilizarão o Mozilla(licença MPL), o
OpenOffice.org(LGPL+licença SUN), e o Apache, por exemplo....
> A primeira etapa é definir as licenças livres que vc usará(a GPL é UMA
delas, existem outras como a 2a. Versão da BSD, MPL e por aí vai), vá no
site da FSF(www.fsf.org) e siga como orientação o que eles consideram como
licenças livres, ou seja as que respeitem as 4 liberdades básicas.

> Como distribuição o Debian é uma boa opção, uma vez que ele possui um
"Contrato Social", que é um termo de compromisso, no qual os
desenvolvedores/mantenedores prometem que ele sempre será constituído de
Software Livre, sendo inclusive um(entre outras coisas).

> Apesar de ser Software Livre o Debian também permite a instalação de
Software Proprietário e Freeware, como o plugin do flash por exemplo, no
qual a licença proibe a distribuição, ou seja cada estação tem que baixar
ele do site diretamente, e não ser instalado por um cdm por exemplo. Esse
tipo de  coisa deve ser definido na política que a empresa, em que tipo de
Software Poderá ser adotado.
> O problema do freeware é que vc pode utilizá-lo e depois de um tempo eles
podem passar a cobrar(já aconteceu em alguns lugares), e aí é uma grande dor
de cabeça, por que os usuários já se acustumaram(isso que é problema), vc se
desgasta com a diretoria(por ter escolhido esse software gastando um
cartucho que poderia ser usado com um verdadeiros SL), e o transtorno de uma
nova pesquisa, etc...).
> Estou fazendo minha monografia em SL para ambientes corporativos, se
precisar de uma força estamos aí.
> Espero ter Ajudado.
>
> Abr,
> Leandro Santoro.

entusiasmado com o DEBIAN. Creio que vai ser este mesmo que iremos escolher.
> Assim, estamos fazendo um levantamento de quais pacotes são instalados na
distribuição e qual seu tipo de LICENÇA pois pelas normas internas que
definimos todos os pacotes deverão ter a licença GPL.
> Desta forma, solicito informações se existem um documentário a respeito
disso, que me diga quais são os pacotes do debian e quais são os tipos de
licença de cada um.

--
Alexsandro Tamari Martins
Linux User #369012 (http://counter.li.org) e-Mail & MSN:

"Se alguém varre as ruas para viver, deve varrê-las como Michelângleo
pintava, como Beethoven compunha, como Shakespeare escrevia" (Martin Luther
King Jr).