Re: LICENÇA DEBIAN

On Fri, Dec 03, 2004 at 08:02:14AM -0200, RUBENS SOUZA wrote:
> Colegas,

Olá,

> Estamos testando algumas distribuição LINUX para CAIXA e estamos bastante entusiasmado com o DEBIAN. Creio que vai ser este mesmo que iremos escolher.

Bom ouvir isso :-)

> Assim, estamos fazendo um levantamento de quais pacotes são instalados na distribuição e qual seu tipo de LICENÇA pois pelas normas internas que definimos todos os pacotes deverão ter a licença GPL.
> Desta forma, solicito informações se existem um documentário a respeito disso, que me diga quais são os pacotes do debian e quais são os tipos de licença de cada um.

Todo pacote Debian tem suas condições de licencimanto explicitadas no
arquivo /usr/share/doc/<nome-do-pacote>/copyright . Acho que sua tarefa
não será tão difícil, visto que todos os pacotes que fazem parte do
Debian oficial (ou seja, se você não utilizar pacotes do repositório
"non-free") são considerados livres segundo a Definição Debian de
Software Livre[0] (DFSG).

Isso não quer dizer que todos são GPL, até porque a GPL não é a única
licença considerada livre segundo a DFSG. Eu acharia interessante que
vocês analizassem a DFSG e pudessem utilizar como política aceitar
pacotes que sejam considerados livres segundo essa definição (que também
considera a GPL como uma licença livre, mas não somente ela).

Definindo que somente software GPL deverá ser usado, apesar de ser bom,
deixa de fora ótimos softwares livres não GPL, como o servidor Web
Apache e o servidor de e-mail Postfix, por exemplo. Outra problema são
softwares para desktop como o próprio GNOME : a biblioteca GTK+, se não
me engano, é licenciada sob LGPG e não GPL. Isso exlcluiria o GNOME de
seus planos.

[0] http://www.debian.org/social_contract.pt.html#guidelines

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||