[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

RES: LICENÇA DEBIAN



Oi Rubens,


Definir o escopo de licenças livres apenas como GPL foi um erro que cometi  no passado. Se for dessa forma vcs não utilizarão o Mozilla(licença MPL), o OpenOffice.org(LGPL+licença SUN), e o Apache, por exemplo....
A primeira etapa é definir as licenças livres que vc usará(a GPL é UMA delas, existem outras como a 2a. Versão da BSD, MPL e por aí vai), vá no site da FSF(www.fsf.org) e siga como orientação o que eles consideram como licenças livres, ou seja as que respeitem as 4 liberdades básicas.

Como distribuição o Debian é uma boa opção, uma vez que ele possui um "Contrato Social", que é um termo de compromisso, no qual os desenvolvedores/mantenedores prometem que ele sempre será constituído de Software Livre, sendo inclusive um(entre outras coisas). 

Apesar de ser Software Livre o Debian também permite a instalação de Software Proprietário e Freeware, como o plugin do flash por exemplo, no qual a licença proibe a distribuição, ou seja cada estação tem que baixar ele do site diretamente, e não ser instalado por um cdm por exemplo. Esse tipo de  coisa deve ser definido na política que a empresa, em que tipo de Software Poderá ser adotado.
O problema do freeware é que vc pode utilizá-lo e depois de um tempo eles podem passar a cobrar(já aconteceu em alguns lugares), e aí é uma grande dor de cabeça, por que os usuários já se acustumaram(isso que é problema), vc se desgasta com a diretoria(por ter escolhido esse software gastando um cartucho que poderia ser usado com um verdadeiros SL), e o transtorno de uma nova pesquisa, etc...).
Estou fazendo minha monografia em SL para ambientes corporativos, se precisar de uma força estamos aí.
Espero ter Ajudado. 

Abr,
Leandro Santoro.

-----Mensagem original-----
De: RUBENS SOUZA [mailto:rubensjose@brturbo.com] 
Enviada em: sexta-feira, 3 de dezembro de 2004 07:02
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: LICENÇA DEBIAN

Colegas,
Estamos testando algumas distribuição LINUX para CAIXA e estamos bastante entusiasmado com o DEBIAN. Creio que vai ser este mesmo que iremos escolher.
Assim, estamos fazendo um levantamento de quais pacotes são instalados na distribuição e qual seu tipo de LICENÇA pois pelas normas internas que definimos todos os pacotes deverão ter a licença GPL.
Desta forma, solicito informações se existem um documentário a respeito disso, que me diga quais são os pacotes do debian e quais são os tipos de licença de cada um.

Abraços,

= = = = = = = = = = = = = = =
RUBENS JOSÉ DE SOUZA
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
BRASÍLIA / DF



Reply to: