Re: Firewall caseiro

Olá,

On Wed, Dec 01, 2004 at 12:51:30PM +0100, marlon Nerling wrote:

> Eu sabia que essa pergunta viria..
>
> Minha experiencia com apt-get e webmin 'e triste.. e longa ..
>
> Minha tese:
> 1. Os pacotes do webmin para Debian sao desatualizados ( mesmo em
> backports.org ).

Não tentei backports do webmin até hoje, por isso não posso opinar sobre
eles, mas geralmente os backports que uso (que são poucos) são bastante
estáveis.

> 2. A fonte do www.webmin.com traz mais plugin que os pacotes deb.

Provavelmente porque nem todos os plugins estejam empacotados ainda. Uma
dúvida : isso é comparado ao webmin do Debian woody (stable) ou do
testing/unstable ?

No testing/unstable o webmin do Debian foi quebrado em inúmeros pacotes,
cada um fornecendo um plugin diferente e o pacote webmin principal é
fornecido sem muitos plugins.

> 3. depois de instalado o webmin pelo apt-get ocorrem diversos errors com
> os pacotes webmin-samba e
> webmin-inetd ( essa 'e minha historia, pode ser que uns estejam de
> acordo e outros nunca tenham tido problemas.. )

Novamente, com os pacotes do stable ou do testing/unstable ?
Particularmente, sempre tive problemas ao tentar usar o Webmin, mesmo
antigamente, há alguns anos, quando tentei utilizá-lo também outras
distribuições (Red Hat e Conectiva, que eu me lembre).

Lembro particularmente de ter problemas com o módulo de gerenciamento de
usuários do Samba usando o pacote RPM fornecido pelo site do Webmin no
Red Hat.

> Minha sintese:
> Eu rodo melhor com a instalacao do Webmin atravez do Codigo-fonte do que
> atravez do apt-get.

Pode ser e acredito nisso. Mas isso geralmente é devido a nem todos os
pacotes Debian serem mantidos tão bem. Vejo problemas com o Horde/IMP,
os quais eu uso o fonte direto, e com o Nagios, do qual usei backports
quando precisei, não por precisar de versões mais novas, mas sim porque
a versão existente na stable estava com problemas.

> Anexo:
> Apt-get 'e uma maravilhosa feramenta e eu uso ela em 90% dos casos!!
> ( e ... a excessao confirma a regra .. apt-get install webmin [ eu
> fora!! ] )
> em 2 % dos casos vai no dpkg*
> nos outros 8% vai na mao... ( apt-get install kernel-image [ eu fora!! ] )
> o importante 'e que em 100% dos casos eu instalo tudo oque eu preciso
> ... isso 'e DEBIAN !!

Sempre existirão problemas. O importante é *sempre* relatar os problemas
encontrados na instalação ou no uso de um software empacotado no Debian
para que existam chances do problema ser corrigido e de que você mesmo
se beneficie da correção posteriormente.

> Espero ter esclarecido..

Com certeza.

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||