Re: duvida no particionamento

Em Seg, 2004-11-22 às 14:14, Ivani Nascimento escreveu:
> Olá lista

Olá Ivani

> [...]
> Sou iniciante e gostaria de uma sugestão para esse
> particionamento (qual seia o tamanho das partições).
>
> a maquina possui 256 ram
>
> hd scsi 16 gb (tenho +2 scsi de 9 gb cada)
>
> o servico de email seria para 300 usuarios e gostaria
> de armazenar 15 páginas dentro do apache.
>
> Qual seria o tamanho ideal do /var, ou seria melhor
> armazenar as caixas postais em /home? Se for em /home,
> qual seria o tamanho ideal?
>
> Se alguem puder me indicar um site ou tutorial que me
> ajude a ter uma noção de cálculo do tamanho de
> partiçao x qtd de usuarios, agradeco tambem.

humm vai depender muito do MTA que vc utilizar ( entre eles o exim,
qmail ou postfix)

para facilitar o seu dia a dia, creio que seria muito interessante vc
instalar o /var /usr /home em um sistema em LVM, assim se + tarde vc
precisar adicionar um HD ou aumentar/diminuir uma partição vc pdoerá
faze-lo de uma maneira + tranquila...

vide: http://tldp.org/HOWTO/LVM-HOWTO/index.html

ats