configurar placa AGP ATI rage 128

Ha dias que estou apanhando desta placa de video. Nesta maquina estava instalado o fedora core 1 e coloquei o DEBIAN-BR-CDD para este amigo meu. A placa e a seguinte.

0000:01:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc Rage 128 RF/SG AGP

E o xfree eu atualizei para o do unstable, mas tambem nao adiantou:

dpkg -l xserver-xfree86
Desired=Unknown/Install/Remove/Purge/Hold
| Status=Not/Installed/Config-files/Unpacked/Failed-config/Half-installed
|/ Err?=(none)/Hold/Reinst-required/X=both-problems (Status,Err: uppercase=bad)
ii  xserver-xfree8 4.3.0.dfsg.1-8 the XFree86 X server

O fedora core 1 detecta automaticamente e configura com o driver ATI. Instalei o debian-br-cdd e ele nao detecta a placa, e sobe o X com o driver generico VESA.

Se eu simplesmente troco o driver vesa por ati no XF86Config-4 o monitor fica preto e o led de indicacao fica vermelho. Procurando no google, vi que tem de subir alguns modulos, como agpart e atyfb, mas nao adiantou tambem.

Alguem que tenha uma placa AGP parecida com esta pode me mandar a lista de modulos e os passos para configurar?

Com o driver vesa e sem os modulos agp esta funcionando, mas fica muito lento os graficos.

[]'s
--
  .''`.  Márcio de Araújo Benedito <china@minaslivre.org>
 :  :' : Promoção e Defesa do Software Livre: http://www.minaslivre.org