Re: Bibliotecas

Tenta procurar no Google ou senao faz o seguinte (eu sempre faço isso quando preciso compilar/instalar alguma coisa e dá problemas por falta de bibliotecas): vai na página de busa de pacotes do Debian http://packages.debian.org e lá (bem no final) há um buscador que procura arquivos dentro dos pacotes. Aí é só você digitar o nome dos arquivos que você precisa, entao aparecerá (caso exista) os pacotes que contêm esse(s) arquivo(s).

Até mais, Miguel D.