por que é tão difícil ajustar horário no debian?

Pessoal

Toda vez que entra horário de verão é essa dor de cabeça pra ajustar
horários e sempre rola muitas dicas na lista e coisa e talz... mas por que
no debian não é simples ajustar horário como no windows, que é só dar dois
cliques no relógio e pronto? ou será que tem um comando simples pra ajustar
a hora e eu não sei?

o meu relógio de um dos micros não só está fora do horário do verão como
está 25 min atrasado e eu não sei ajustar o horário no bash. Tem jeito?

Obrigado

Daniel