Re: Leitura de partições Windows

Em Seg, 2004-11-08 às 13:58 -0200, Alexsandro Tamari Martins escreveu:
> Caros colegas,
> Ontem instalei pela primeira vez o Debian, puro, e fiquei muito
> contente pela oportunidade de instalar e iniciar meus estudos nesta
> tradicional distribuição.
>
> Meu problema é que, com usuário comum, não consigo ler as partições
> WinXP montadas. Para lê-las tenho que usar o root.
> Apesar de já ter mudado o owner e group de root para meu user na pasta
> no mnt/windows , todas as vezes que monto, os direitos voltam para o
> root e não consigo ler...
> Alguém tem alguma dica?

Olá, Alexsandro.

Uma boa solução para o seu problema seria editar o arquivo /etc/fstab:
Este arquivo controla a montagem de partições. Edite o arquivo e
adicione a seguinte linha:

#Sistema_de_arquivos Ponto_de_Montagem Tipo    Opções         dump ordem
/dev/hda?           /                 vfat    defaults,user,ro   0   0

obs: o "?" dependerá de qual dispositivo é sua partição winxp
"user" é o nome do usuário comum e "ro" faz com que a partição seja
montada como somente-leitura (recomendo). dessa forma a partição será
montada no momento do boot, para evitar isso adicione a opção "noauto"
após "ro".

P.S. Para você que está começando na debian, eu recomendo que leia o
"guia foca linux" (digite no google para obter link). ele lhe dará uma
boa noção sobre como funciona o sistema e sanará muitas dúvidas.

Espero ter ajudado.

--
mandioca
mandioca@mighty.co.za