Re: k3b

Em Seg, 2004-11-08 às 01:56 -0200, Ricardo Alexandre Franco da Cruz
escreveu:

> É cada discussão besta que vejo, se não é com o Kurumin é com o Conectiva, Mandrake, etc...
Não acho que seja uma discussão besta, acho que está um pouco fora do
ponto e sendo unilateral de lado à lado, o que impede de chegarmos a
resultados mais positivos. Mesmo do jeito que está me esclareceu algumas
coisas a respeito do Kurumin e deixou um problema claro, uma certa
estreiteza da comunidade de software livre, ou parte dela.

> Imaginem dois usuarios Rwindows brigando, meu 98 é melhor, o outro, é o 3.1 que é melhor, que bando de merda.
> E vc's todos que estão brigando agora, oq estão fazendo para o software livre??
Aqui v. errou feio:
Primeiro, Os usuários M$ se fossem brigar seria com a prórpia M$, para
melhorar um pouco, pelo menos, aquele trambolho.
Segundo, uma coisa são verções diferentes da mesma coisa, feita pela
mesma gente e outra são distribuições GNU/Linux diferentes, que envolvem
filosofias e práticas completamente diferentes.
Por exemplo o Debian usa somente SL e o Kurumin não, o YAST(Suse) é
proprietário e por ai vai.
> Mostrem seus projetos aqui. Sei que muita gente da lista tem, sem duvida, mas aqueles que estão brigando, falam, falam, e será que
> vc's ajudam em alguma coisa com o SL???
Não sou programador, nem tenho muita vontade de ser. No máximo um script
aqui e outro ali. No entanto, já levei umas 20 pessoas a migrarem para
linux e outras tantas a pelo menos mudarem de navegador.

> Em toda lista tem a mesma discussão.  É triste e lamentável o SL ter esses tipos de usuários.
Acho isso inevitável, o que mais me preocupa, como falei acima é a estreitesa, vejamos,

 O "usuário comum" !  Que é a grande maioria a qual a micro$oft vive
batendo no
  Eu tinha perguntado o que ele trouxe de bom! Trazer usuários comuns
 pro SL é importantíssimo, mas manter eles como usuários comuns depois
  disso é dispensável. O que o Kurumin deu pra esse povo foi um pouco do
  paternalismo excessivo do Windows dentro do SL.

 Usuários que nunca
Não sou engenheiro metalúrgico apesar de usar garfo de aço nem mecânico
apesar de usar carro, quando sinto que algo vai mal procuro um
profissional. Com os computadores ocorre o mesmo. Eles invadiram a vida
das pessoas e são cada vez mais usuários. Para muitos deles o computador
apenas substituiu a máquina de escrever, e as vezes e uma máquina de
escrever que toca música e roda um joguinho para relaxar. Para outros
uma ferramenta para gerir seus negócios.
Um fato é inegável a maioria das pessoas que fica entre a poltrona e o
teclado, não tem, não precisam e não querem ter noção de informática.
Nisso Uncle Bill acertou em cheio, um sistema simples de usar e
aparentemente amigável.
O que a M$ não pode acabar é com o gosto da maioria das pessoas por
liberdade. Por isso o SL vem crescendo e cresceria mais se aqueles que "
nunca leem uma página de manual",e que a solução que procuram é
simplesmente colocar o disco de recuperação do sistema ou chamar o
técnico. Muitos destes não tem nada de preguiçosos, simplesmente tem
outras prioridades, como cuidar de seus pacientes, estudar para o
vestibular, por ex. e não aprender informática. Por isso não interessam
ao SL? Acho que não.
Concordo que quem chega até uma lista de discução, a principio quer
aprender e se aprofundar e deve ser estimulado a resolver seus problemas
e trazer para a lista o que não conseguiu resolver. O Linux permite a
formação de uma massa crítica de usuários intermediários em pouco tempo
o que facilita muito o trabalho dos desenvolvedores, visto que mais
gente testa e sabe apontar erros dos pacotes. Mas, não se pode desprezar
o usuário que muitas vezes não é nem iniciante, simplesmente usa seu
computador por muitos anos sem se preocupar com informática.
Neste sentido, acho que a produção de distribuições realmente amigáveis,
como Mandrake e Fedora é indispenssável e a comunidade Debian, que é a
melhor distribuição deve ter um papel determinante nisso.
Não tenho conhecimento técnico suficiente, mas pelo que tenho lido não
se trata de consertar o Kurumin, que é bom como Live CD mas seguiu um
caminho errado com falhas e erros de concepção e concertar daria mais
trabalho que iniciar de novo. O caminho é desenvolver uma distro simples
e amigavel baseada no Debian, que sirva tanto para o iniciante como para
aqueles, que so desejam sua máquina de escrever. Instalação gráfica,
configuradores gráficos etc. gráficos, mas que deixe espaço para o
desenvolvimento e para a migração para o Debian oficial sem demolir a
casa. O Kurumin tem crescido porque atende parte destes critérios, mas,
como, o Rwindow$ sacrifica a estabilidade e a segurança. Será que para
ser fácil, precisa ser ruim?
Um abraço a todos,
Luiz

--