Re: Compartilhar a conexão

Em Dom, 2004-11-07 às 16:45 -0200, Ubiratan de Campos escreveu:
> Estou tentando compartilhar minha conexão nesta máquina há dias, pois
> tenho uma pequena rede em casa, e o micro que estava compartilhando as
> conexões era o da minha filha com o Mandrake. No Mandrake foi
> relativamente fácil. Mas no debian estou suando a camisa.
Tive o mesmoproblema, inclusive tb. sai do Debian para o Mandrake
> Já segui quase todos os tutoriais conhecidos e não consegui
> compartilhar. Segui os passos descritos em vários sites.
Dá uma olhada no histórico da lista, pois tem todas menssagens que
enviei e as respostas dos demais colegas, vai ajudar bastante
>  Não é problema
> físico pois consigo pingar todas as máquinas numa boa.
Foi isso que aconteceu comigo ou conectava na internet ou pingava na
rede interna. No meu caso tenho uma via rhine on board e uma rtl8139, o
que ocorreu foi que o Debian inverteu colocando a via como eth1 e não
como eth0 e com um detalhe não conssigo colocar eth0 para conectar com a
internet. Aqui em casa fica eth0 para a rede interna e eth1 para a rede
externa.
Tente inverter os cabos, trocar o que vem do modem de lugar com o que
vai para a rede interna.
Estou enviando em anexo um script feito pelo amigo PeTrok que alem de
configurar o compartilhemento levanta uma firewall (no meu caso tive que
editalo e inverter eth0 e eth1.), detalhe funciona com o kernel 2.6 sem
problemas.
Segue tb cópia do meu /etc/network/interfaces
> Alguem tem uma dica. Estou com o Debian Sarge Kernell 2.6 numa máquina
> Celeron 300 com 192 MRam, para a rede estou usando duas placas RealTec,
> como eth0 ( com o modem ) e eth1 com um IP fixo 192.168.1.1.
Detalhe, qual o serviço deinternet que v. usa?
Eu uso o Virtua (cabo) que configura por dhcp, caso use Velox ou
semelhante vai ter qie configurar pppoe.

/etc/network/intarfaces
### etherconf DEBCONF AREA. DO NOT EDIT THIS AREA OR INSERT TEXT BEFORE
IT.
auto lo eth0 eth1

iface lo inet loopback

iface eth0 inet static
        address 192.168.0.1
        netmask 255.255.255.0
        broadcast 192.168.0.255
        network  192.168.0.1

iface eth1 inet dhcp

### END OF DEBCONF AREA.  PLACE YOUR EDITS BELOW; THEY WILL BE
PRESERVED.

--
Luiz Carcerelli <lccarcerelli@yahoo.com.br>