Re: Requerimentos memória para instalar Debian

On Mon, 1 Nov 2004 19:48:49 -0300
Otavio Augusto Maciel Camargo <otavioaugustomc@yahoo.com.br> wrote:

> Olá, tenho um 486 de 40 mhz e com 4mb de ram, mas não estou
> conseguindo instalar o debian, por acaso é falta de ram? Eu estava
> lendo os requerimentos e vi que dizia que precisava de 14 mb com a
> swap. Então se for problema de memória, pq q o sistema não usa 10
> mb do hd?

 Olha, seu maior problema é o instalador e não o sistema em si
(dependendo do que pretende fazer com ele - não quer doom3 nele,
né?). O instalador atual (woody) pede 12 mega de ram, no manual. Na
verdade, ele quer uns 16 em alguns casos. O próximo instalador quer
uns 32 mega. Da minha parte, acho horrível o sistema não poder ser
usado simplesmente porque o instalador não funciona. Mas tem gente
que quer algo modular com boot de pen-driver, por exemplo. Então é
uma troca.

 Um dos motivos de eu usar debian hoje é o rpm da redhat dar
segfault com 8 mega de ram. Indesculpável, para mim.

 Ele usa sim a memória do HD. Novamente, seu problema é o
instalador.
 Posso te dar duas opções:

 1) Usa o instalador de um debian antigo, tipo 2.1. Tinha um disco
de boot especialmente para máquinas com 4mb de ram. Depois vá
editando o sources.list e vá dando apt-get dist-upgrade. Bem
tedioso.

 2) Tente instalar o sistema mais novo com a imagem do disquete
gravada no HD. Isso é um pouco complicado porque você ainda precisa
inicializar o sistema de alguma forma e requer algum conhecimento.

 Fiz a opção 2 diversas vezes aqui em casa, com 8 mega de ram,
rodando o instalador do woody numa boa. Nunca fiz algum guia sobre
isso. Mas se puder, vou testar como isso fica com 4mb de ram, algum
dia desses.

 Uma possível opção 3: consiga mais 4 mega de ram. Nessas condições,
tem como instalar o potato (anterior ao woody) e seria apenas um
apt-get dist-upgrade pra ser feito.

 Uma possível opção 4: instale num outro micro com mais ram e
coloque o hd no 486. (me recuso a recorrer a essa opção)

 Qual sua familiaridade com linux e os comandos de console?

 Abraços,

 Roberto.