repasse (relay) de mensagens no Postfix [Re: Problemas com postfix no woody]

Carlos Ardigo <e_ardigo@yahoo.com.br> writes:

> a saida do 'postconf|grep relay' eh a seguinte:
>
> "
> fallback_relay =
> fast_flush_domains = $relay_domains
> luser_relay =
> parent_domain_matches_subdomains = debug_peer_list,
> fast_flush_domains, mynetworks,
> permit_mx_backup_networks, qmqpd_authorized_clients,
> relay_domains, smtpd_access_maps
> relay_domains =  $mydestination
> relay_domains_reject_code = 554
> relayhost =
> smtpd_restrictions = permit_sasl_authenticated,
> permit_mynetworks, check_relay_domains
> [...]

Olá Carlos.

Eu tomei nota, quando li a documentação do postfix, da seguinte pergunta
e resposta (é assim que me organizo :) ):

#####################################################

Como o Postfix controla o repasse de mensagens (relay mail)?

Postfix decide se aceita a tarefa de receber e entregar mensagens, se
aceita repassá-las ("faz relay"), baseado em [pelo menos?] duas
informações.

Primeiro: de onde vem a mensagem, sua origem. Segundo: para onde vai a
mensagem, seu destino.

Se não declarado diferentemente, Postfix repassa ***apenas*** as
mensagens que:

i) ou são ***oriundas de*** (repassar as mensagens oriundas de = "relay
mail from") das redes/sítios referidos pelo parâmetro mynetworks,
qualquer que seja o seu destino; são os clientes em que Postfix confia;

ii) ou são***destinadas para*** (repassar as mensagens destinadas para =
"relay mail to") os domínios referidos pelo parâmetro relay_domains,
qualquer que seja a sua origem; são os domínios a que Postfix serve.

Postfix também recebe e entrega as mensagens que:

iii) são***destinadas para*** os domínios/sítios referidos pelo
parâmetro mydestination, qualquer que seja a sua origem.
Estes são os domínios e sítios que Postfix deve considerar como alvo de
entregas locais. Por conseguinte, o Postfix ele mesmo deve entregar as
mensagens destinadas a estes domínios e sítios, e não delegar a tarefa a
outro servidor. Não cabe, portanto, usar o termo `repassar' (`to
relay'), que implica receber e entregar para ***outro***, embora se
trate também de recebimento e entrega de mensagens.

#########################################

Ou seja: há 3 valores importantes a serem considerados em tua
configuração:

mynetworks
relay_domains = $mydestination (já sabemos)
mydestination

Diga-nos os outros valores. E os logs? Não te indicam de onde vem o
excesso de mensagens?

Já leste a documentação do postfix? Se quiseres:

# apt-get install postfix-doc

Se tens o dwww instalado, aponte para

http://localhost/cgi-bin/dwww?type=file&location=/usr/share/doc/postfix/html/BASIC_CONFIGURATION_README.html

Se não tens, acesse

/usr/share/doc/postfix/html/BASIC_CONFIGURATION_README.html

Pode ser útil.

Tenho pouca experiência com o postfix. Estou aprendendo a usá-lo e
procurando lhe ajudar dentro das minhas estreitas possibilidades, ok?

té+v
- --
Marcio Roberto Teixeira

Acesso à lista mediante nntp. Por favor, não escreva diretamente para
minha caixa postal (incluindo réplicas ou follow-ups); mantenha toda
a discussão na lista e apenas na lista.

chave pública: hkp://wwwkeys.pgp.net
                        http://www.marciotex.pop.com.br/keypub_8709626B.asc
página pessoal (em construção): http://www.marciotex.pop.com.br