Configurando o Guarddog

Pessoal,

Acabo de instalar o Guarddog e li o breve tutorial em

http://br-linux.org/tutoriais/002028.html

Segui as orientacoes basicas dele para se poder navegar pela internet,
baixar e-mail etc. So que o firewall bloqueia tudo, desde a navegacao
ate o apt-get. Eu liberei os protocolos ftp, http, DNS, ident/auth,
pop3, smtp. Como uso internet predial via DHCP, liberei esses acessos
tambem.

Outra coisa:

Dando o comando lsmod, nao aparece nenhum modulo relacionado ao
iptables, sera isto assim mesmo?

Bem, desculpem a minha total ignorância, mas eh que resolvi entender um
pouquinho de firewall no linux...

Grato por qualquer informacao a respeito,

[ ]'s

Othon