Re: [OT] Reinicialização remota com sistema de arquivos inutilizável

No dia 13/10/2004 às 12:12,
José de Paula <espinafre@gmail.com> escreveu:

> A pergunta é: como é que se faz uma reinicialização sem passar por
> todos os scripts dos runlevels 0 e/ou 6? O que eu quero é simplesmente
> dar um reboot duro na máquina (dane-se o sistema de arquivos, é pra
> essas horas que serve o journal). O shutdown faz isso? Ou eu tenho de
> escrever um programinha em C ou assembly para fazer o serviço? Estava
> pensando em usar a syscall reboot (man 2 reboot para detalhes)

Você tem acesso local a esta máquina? Se sim, você pode habilitar no quérnel
o SysRq (Kernel Hacking/Magic SysRq Key). Com isto em funcionamento, basta
pressionar as teclas Alt+SysRq+b para realizar um boot forçado na máquina.

Se houver a possibilidade de gravação em disco, seria desejável você antes
fazer um Sync (Alt+SysRq+s) seguido pela desmontagem dos sistemas de
arquivos (Alt+SysRq+u) e finalmente a reinicialização como dito acima.

Para maiores detalhes, leia o documento em Documentation/sysrq.txt da árvore
do código fonte do núcleo.

--
Douglas Augusto
                                                                 [Netiqueta]