Re: script para suspender temporariamente exec de serviço

Tiago Saboga <tiagosaboga@terra.com.br> writes:

> Olá!

Olá Tiago.

> Gostaria de escrever um script que permitisse aos meus usuários parar o
> serviço mldonkey, mas de forma que ele ligue de novo uma hora
> depois. Tenho dois problemas a respeito:

Como aquele cara que dizia ter dois poblemas. Mal sabia que tinha três :)

> 1) Tem alguma forma de permitir que qualquer usuário desligue/ligue um
> serviço, sem exigir nenhuma senha adicional e através de um script?

Crie um grupo (por exemplo, usbom)

# addgroup usbom

Associe o serviço a usbom, tornando-o executável pelo grupo

# chgrp usbom /caminho/do/serviço
# chmod g+x /caminho/do/serviço

Adicione todos os usuários que queres permitir execução ao grupo usbom:

# adduser usuário1 usbom

(....)

Deve funcionar. Funcionou?

Todavia, ***esteja consciente das implicações de segurança envolvidas***.

> 2) Como criar uma tarefa num script programada para execução uma hora
> depois  do lançamento do script? A possibilidade que vejo (um
> work-around) é criar um
> cron que a cada hora verifique se o daemon está rodando e, caso não esteja,
> lance-o. Mas tem alguma outra forma?

Veja se não serve esta:

[parte do script que pára o serviço]

sleep 1h

[parte do script que reinicia o serviço]

> 3) Eram só dois problemas, mas isso levantou uma dúvida adicional. Para que
> servem os bits de permissão adicionais (setuid, setgid)? Alguma documentação
> clara a respeito (com o que achei a respeito, por exemplo no guia FOCA, não
> consegui entender)?

Só conheço

$ man setuid

> abraços,
>
> tiago.

Boa sorte :)

Se precisar, estamos na lista.

té+v
--
Marcio Roberto Teixeira

Acesso à lista mediante nntp. Por favor, não escreva diretamente para
minha caixa postal (incluindo réplicas ou follow-ups); mantenha toda
a discussão na lista e apenas na lista.

chave pública: hkp://wwwkeys.pgp.net
                        http://www.marciotex.pop.com.br/keypub_8709626B.asc
página pessoal (em construção): http://www.marciotex.pop.com.br