ntp

Olá!

Tenho tido problemas com o ntp, e não consigo identificar a origem. Uso uma
conexão velox, e o ntp-server é lançado no boot. Ele lança corretamente, e
obtenho normalmente respostas que me parecem corretas, como a seguir:

# ntpq -n
ntpq> pe
     remote           refid      st t when poll reach   delay   offset  jitter
 207.188.193.83  .GPS.            1 u   50   64    1  2953.91  1158.21   0.001
 127.127.1.0     LOCAL(0)        13 l   52   64    1    0.000    0.000   0.001

No entanto, de vez em quando descubro que a hora está completamente errada (20
minutos ou mais), e duas situações se apresentam: ou o comando acima
funciona, mas o offset é enorme (chegando a 800000) ou o ntp não está rodando
mais. Hoje, por exemplo, percebi que o relógio estava atrasado, e o ntp não
estava rodando desde anteontem.

Não sei aonde buscar mais informações. O ntp vem com um volume enorme de
documentação, mas que é em grande parte técnica demais para mim. Uma
possibilidade, eu sei, é usar simplesmente um cron horário com o ntpdate, mas
a doc do ntp usa várias ameaças para desencorajar tal atitude.

Idéias?