Re: Alta Disponibilidade

> tudo q vc leu sobre HA se refere aos aplicativos q vc estará rodando, e
> não sobre banco de dados de usuários e senhas, se o q vc quer é replicar
> usuários e senhas então vc precisa do LDAP ou do Kerberos, ou mesmo NIS
> e não HA .
>
> Fábio Rabelo

Oi Fábio. Na verdade o q eu quero é replicar tudo, não só usuários e senhas.
Quero HA pra colocar em alguns clientes que me pedem HA mesmo. Eles querem
que seus serviços não sejam interrompidos por problemas do tipo: queima de
um HD, fonte ou placa de rede. Daí vem a HA. O servidor secundário detecta q
o primário parou e passa a servir os serviços que pararam de funcionar no
servidor primário.
UM DOS problemas que tenho é replicar usuários que crio num servidor....
existem outros. Por exemplo, se meu cliente me pede pra implementar DNS
também no servidor, daí eu teria que fazer tudo exatamente igual nos 2
servidores, pra deixar sempre os 2 funcionando perfeitamente igual... mas eu
não quero ter o trabalho de fazer tudo igual nos 2 servidores, até mesmo pq
isso é meio que impossível de se fazer na mão. Só se eu anotar todos os
comandos dados num servidor e digitar exatamente igual no outro, e fazer
isso todos os dias...  Meio burro, concorda? Por isso estou atrás de uma
solução que faça replicação completa dos dados. Quer um exemplo de outro
problema? Por exemplo o servidor DNS. Se um cliente meu liga agora e diz que
precisa de um servidor DNS, daí eu instalo na máquina principal (ha1). O
bind9 cria arquivos dentro de /etc, /usr e /var. MAS, com o drbd eu não
posso sincronizar esses diretórios (ou partições). Só posso sincronizar
partições não importantes pro sistema, como uma criada por mim... exemplo:
/sincronizar
O q eu queria, é que quando eu instalasse o bind9 em ha1, ele já fosse
instalado, ao mesmo tempo, em ha2. Queria que exatamente tudo fosse
sincronizado entre eles. Se não tudo, pelo menos uma boa parte pra facilitar
a administração... pq com a solução encontrada na net, pra instalar o bind9,
eu teria que instalar ele em ha1, depois em ha2, editar os 2 arquivos de
configuração e fazer tudo igual. Ou seja, demoro o dobro do tempo (ou mais,
pq tem que ficar comparando as linhas de comando... arquivos de
configuração, etc) pra fazer uma tarefa...

Obrigado e abraços,
Leonardo