Re: Problemas com kernel 2.6.8 e FAT32

Em Sun, 19 Sep 2004 18:14:56 -0300
Márcio Frayze David <mfdavid@estadao.com.br> disse que:

> Estava usando o kernel 2.4.24 e conseguia acessar minha particoes FAT32
> sem problemas. Depois que compilei o kernel 2.6.8, não consigo mais
> acessar (coloquei suporte a MSDOS fs e VFAT fs).
> Quando tento montar uma partição FAT32, recebo o erro :
>
> mount: wrong fs type, bad option, bad superblock on /dev/hdb1,
>        or too many mounted file systems
>
> Fucei o google inteiro, apareceram varias pessoas com o mesmo erro, mas
> não consegui achar uma solução eficaz.. Alguem já teve esse problema ?

Pois é, o problema mesmo é que falta explicação do porquê. Eu tinha o
mesmo problema. Baixei o novo (2.6.9.rc2bk5) e fiquei surpreso quando,
junto com a mensagem que você relata apareceu uma do tipo "codepage cp437
not found". É um meleca mesmo. Você tem que escolher uma página de código
(caracteres) pra ele poder montar.

Altere as seguintes partes da configuração do núcleo (kernel):

File Systems / Dos/Fat/NT Filesystems
Selecione, em default codepage for FAT o valor 437 ou 850

vá em
File Systems / Dos/Fat/NT Filesystems / Native Language Suport
Ali você pode selecionar, além do 437 (EUA), 850 (Europa) e o ISO 8859-1.

Compila e roda! :-)

Abraço

Cláudio