Re: Qual a melhor linguagem de marcação para criar documentos?

"Leandro Ferreira" <leandro@androle.pro.br> writes:

> Pessoal

Olá Leandro.

> [...]
> satisfeito. A única coisa que está pegando é o html.
>
> Alguém conhece algum outro (bom) programa que converta latex para html?
>
> Os documentos que vou criar precisam ter figuras, tabelas, citações,
> listas. Achei o Latex o mais  adequado. Mas como não sou expert,
> pergunto aos mais experientes: estou certo?
>
> Vale a pena aprender docbook ou fico no Latex mesmo?
>
> PS: Sei que com o lyx posso criar docbook sem saber muito, mas seja
> qual for a linguagem de marcação escolhida eu quero usar o modo texto
> para desenvolver, o que exclui o lyx, o kile, etc.

[corta]

Distingo duas questões em tua mensagem. Perguntas por um bom programa
para conversão latex --> html. Além disto, queres saber sobre prós e
contras de latex e dialetos sgml's (docbook, debiandoc, etc.).

Sobre a relação latex -- sgml (docbook, debiandoc,...), sugiro
fortemente que leias, se já não fizestes isto:

DocBook Demystification HOWTO

Este pode ser encontrado na família de pacotes doc-linux-? (uma olhada
no google também resolve a questâo). É o que de mais claro encontrei
sobre esta matéria.

Sobre um programa de conversão, não sei lhe responder. Mas sei que após
ler o texto sugerido, vais perceber que há limitações inerentes às
linguagens e que programa algum vai sanar. Considere isto ao tomar sua
decisão.

Sou usuário do LaTeX há algum tempo: LaTeX + emacs + auctex é um trio
fantástico. Um documento LaTeX é, de fato, um conjunto de instruções
para o TeX, um sistema que prima pelo cuidado com a tipografia. Os
documentos gerados são belos e legíveis, com qualidade profissional.

Sobre os dialetos sgml's (na verdade, os dialetos xml's, já que há um
movimento migratório para o novo padrão) não sei opinar. Estou
aprendendo sobre eles atualmente. Me parece que o desenvolvimento de
ferramentas para formatar docs xmls está bastante movimentado. E não há
nada que impeça estas ferramentas de alcançarem a qualidade do
LaTeX. Não sei se já alcançaram.

Enfim, tenho mais dúvidas do que respostas :) Mas, espero, elas te sejam
úteis. Uma de minhas poucas certezas é: se vais usar LaTeX, use o trio
acima indicado. Não esqueça da opção de tentar colaborar com o projeto
latex2html.

Ah, tem a lista tex-br, que talvez queiras dar uma olhada.

té+v
- --
Marcio Roberto Teixeira

Acesso à lista mediante nntp. Por favor, não escreva diretamente para
minha caixa postal (incluindo réplicas ou follow-ups); mantenha toda
a discussão na lista e apenas na lista.

chave pública: hkp://wwwkeys.pgp.net
                        http://www.marciotex.pop.com.br/keypub_8709626B.asc
página pessoal (em construção): http://www.marciotex.pop.com.br