Qual a melhor linguagem de marcação para criar documentos?

Pessoal

Preciso criar alguns textos que deverão ser depois transformados em html, ps, pdf e txt.
Sei que posso criá-los com debiandoc, linuxdoc, latex ou ainda docbook.

Estou fazendo uns testes aqui. Notei que debiandoc não suporta tabelas e figuras. Linuxdoc me pareceu
muito simples, docbook muito interessante, mas complicado a primeira vista.

O que me deixou mais empolgado foi o Latex, que já usei e consigo escrever o básico.

Porém, para converter o fonte latex para html, por exemplo, só achei o latex2html(que não gostei, pois dá
erro nos parágrafos sem título), o hevea e o tth. Para converter para pdf, ps e texto puro estou
satisfeito. A única coisa que está pegando é o html.

Alguém conhece algum outro (bom) programa que converta latex para html?

Os documentos que vou criar precisam ter figuras, tabelas, citações, listas. Achei o Latex o mais
adequado. Mas como não sou expert, pergunto aos mais experientes: estou certo?

Vale a pena aprender docbook ou fico no Latex mesmo?

PS: Sei que com o lyx posso criar docbook sem saber muito, mas seja qual for a linguagem de marcação
escolhida eu quero usar o modo texto para desenvolver, o que exclui o lyx, o kile, etc.

[]'s

Leandro

--
 (@_   Leandro Padilha Ferreira - leandro@androle.pro.br
 //\

Se a idéia é boa ela sobreviverá à derrota. Se ela é mesmo boa, pode sobreviver até à vitória

--Stephen Vincent Benét