Re: documentação sobre dimensionamento de servidores Linux: onde? qual?

Olá Leandro.

Muito obrigado por ter respondido.

Leandro Guimaraens Faria Corsetti Dutra <leandro@dutra.fastmail.fm> writes:

> 	O Apache é leve.
>
> 	O MySQL é leve, mas costuma conduzir a aplicativos pesados.
> No caso de um ‘efeito Slashdot’, também costuma ser o primeiro
> componente a pedir água.  O PostgreSQL é uma alternativa melhor.

O que é efeito Slashdot? Por que o pgsql lhe parece melhor?

> 	O Samba não é pesado em si, mas o protocolo SMB é.  E como
> seus clientes são inseguros, você vai precisar de um antivírus como o
> ClamAV.
>
> 	Uns 512 MiB de RAM vão sobrar.

O que achas de rodar o ClamAV nesta máquina servindo também ao servidor
de e-mail (o exim 4 implementa isto de modo aparentemente fácil)? Ou,
quem sabe, o inverso (o clamav no servidor de e-mails escaniando o drive
da rede)?

> 	Firewall não consome muito, mas o squid gosta de bastante
> disco e memória.  Bastante aí quer dizer cerca de 256MiB RAM, uns 2GiB
> de disco.

> 	Outra que vai precisar do ClamAV.  Um servidor IMAP, que seria
> o ideal, também não é muito leve.

Por que o IMAP? Que vantagens tu vês?

> 	Joga uns 512MiB aí também.

> 	???
>

> --
> Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra     +55 (44) 3028 7467 ext34
> Rua Guarani 361 ap 601 – Z4                    +55 (44) 3025 6253
> 87.014-040  Maringá, PR                   leandro@dutra.fastmail.fm
> BRAZIL                           http://br.geocities.com./lgcdutra/

Abusando um pouco mais de tua boa-vontade. Estas especificações te
parecem convenientes a partir de tua experiência, certo? Sabes indicar
documentação a respeito? Gostaria de apresentar alguma fundamentação
teórica para o projeto.

Mais uma vez, obrigado.

p.s.: ah, acessei sua página, achei bastante divertida, diversificada e
interessante; interessei-me por algumas de tuas considerações
teológicas; poderia lhe escrever privadamente?

té+v
--
Marcio Roberto Teixeira

Acesso à lista mediante nntp. Por favor, não escreva diretamente para
minha caixa postal (incluindo réplicas ou follow-ups); mantenha toda
a discussão na lista e apenas na lista.

chave pública: hkp://wwwkeys.pgp.net
                        http://www.marciotex.pop.com.br/keypub_8709626B.asc
página pessoal (em construção): http://www.marciotex.pop.com.br