Re: instalar um servidor Debian GNU/Linux

Sim, a maquina tem que ser um servidor interno mesmo.Assim:
Link ADSL -> Firewall -> rede interna

Por quê? Suponhamos que o firewall seja configurado assim:
(configuração extraída do Kurumin)

	Vale a pena voce dar uma lida no Guia Foca Linux

	http://focalinux.cipsga.org.br/guia/avancado/index.htm

3) Qual a diferença entre router e gateway?
Router-> roteador, passar o pacote de um lado para outro (adsl para
rede interna, e vice-versa) Gateway ou dg (default gateway) -> portão de saida por onde "sai" a informação (neste caso e a maquina firewall)

Deixa ver se entendi: suponhamos que eu tenha uma intranet fora da
internet, isolada. Esta rede deve ter um gateway, uma máquina
responsável por receber e entregar os pacotes, certo? Mas eu não preciso
de um router, pois não há lado de fora e lado de dentro. É isto?

Suponhamos que eu decida "ligar" esta rede à Internet. Então eu preciso
de uma máquina router, que dá uma mão para os indefesos pacotes
atravessarem a ponte :). É isto?

	A configuracao da rede de casa esta assim :

----modem_Telefonica----(eth0)Gateway/Firewall(eth1)----HUB----Servidor/Estacoes