Re: por que e como configurar MTA no Debian perfil desktop?

Andre Felipe Machado <af-machado@uol.com.br> writes:

> Olá,

Olá André.

> Ainda estou tentando me ambientar no Debian.

Todos sempre estamos :)

> Por que é necessário um MTA (Exim) na configuração desktop?

A base do sistema pressupõe a capacidade de entregar emails
localmente. O Mail Transport Agent faz isto.

> Qual a configuração recomendada?

Escolha smarthost, é seguro.

> Durante a instalação, o configurador pergunta se é para entrega local
> ou para  repassar a um smtp externo.
> Se eu configurar para o servidor do meu provedor, para receber as msg
> na minha
> caixa postal "normal", não correrei o risco de deixar o exim exposto a uma
> invasão de spammer que o capturaria para envio de spam usando minha
> conta?
> Esta configuração seria segura?
> Qual a forma de torná-la mais segura?

Ao que me parece, há uma confusão aqui. O exim é um servidor smtp, ele
transporta mensagens, ele não as pega no servidor do seu provedor
(servidor pop, muito provavelmente). Quem faz isto é o fetchmail.

Escolha a opção de usar o servidor smtp do seu provedor para transportar
as mensagens. O exim entregará as mensagen que você está enviando para
este servidor. Provavelmente algo como smtp.domínio.do.provedor
(ex. smtp.pop.com.br).

Em geral não há nada de inseguro nas opções padrão oferecidas pelos
pacotes na Debian GNU/Linux. Quando há, você será claramente avisado
disto. Pequenos detalhes como este fazem este sistema tão seguro quanto
ele é.

> Muito obrigado.
> André Felipe

djí nada.