por que e como configurar MTA no Debian perfil desktop?

Olá,
Ainda estou tentando me ambientar no Debian.
Por que é necessário um MTA (Exim) na configuração desktop?
Qual a configuração recomendada?
Durante a instalação, o configurador pergunta se é para entrega local ou para
repassar a um smtp externo.
Se eu configurar para o servidor do meu provedor, para receber as msg na minha
caixa postal "normal", não correrei o risco de deixar o exim exposto a uma
invasão de spammer que o capturaria para envio de spam usando minha conta?
Esta configuração seria segura?
Qual a forma de torná-la mais segura?
Muito obrigado.
André Felipe