Re: Acudo- help

Arturo Fatturi wrote:
Caros amigos.
Passo receber emails da lista a partir de agora; me inscrevi faz pouco tempo. Sou professor universitário de filosofia em SC. Faz tempo estou

	Legal, já conhece o Debian-SC?
	Veja em: http://www.debian-sc.org/
Outro link legal é: http://www.softwarelivresc.org.br/tiki-view_articles.php

3. O Win98 funciona (mas eu não quero mais usar esta coisa).

	É muito bom ler isso.

4. O LinuxMandrake não funciona; recebo a mensagem de KernellPanic unable to mout root in hda5.Já pesquisei no Google mas não entendo o que os caras estão sugerindo

De fato, tem que pesquisar e ler bastante pra encarar uma instalação e configuração de um sistema Linux, se tiver problemas com isso quem sabe o pessoal do Debian-SC possa te ajudar.

6. Adquiri da LinuxMall.com.br o conjunto de 3 cds da Debian e pretendo instalá-lo no HD (apenas o DEBIAN)

	Provavelmente a versão 3.0, Debian Woody.

Gostaria da seguinte ajuda:
Como faço para formatar o HD, retirar o Win98 e o Linux, tendo em vista que o Linux não funciona?

Não é que o Linux não funciona, é que houve algum problema na instalação dele.

Existe algum soft que elimine ambos doHD?

Sim, vários, acredito que todos que estão na categoria de particionadores de disco o façam. Mas não se preocupe com isso, ao iniciar a instalação do Debian, lhe será dado a opção de particionar novamente o disco, limpe tudo e só deixe as partições para o Linux (linux native e swap).

A mensagem que recebo do Linux significa que o Hardware (Maxtor 20 gb) está estragado?

Não necessariamente, como disse foi algum problema na instalação, muito provavelmente é um parâmetro passado erroneamente para a inicialização do sistema. Bom sugiro instalar o Debian-BR-CDD, uma versão do Debian Customizada para o Brasil e desktop, veja em:
	http://debian-br.alioth.debian.org/index.php?id=Debian-BR-CDD
	Sugiro também uma consulta em http://focalinux.cipsga.org.br

abraços
--