Acudo- help

Caros amigos.
Passo receber emails da lista a partir de agora; me inscrevi faz pouco tempo. Sou professor universitário de filosofia em SC. Faz tempo estou tentando migrar das arapucas fechadas para o software livre. Contudo,questões de tempo e coragem para enfrentar a instalação atrasaram minha escolha. Convenhamos que após algum tempo de uso do sistema da MSN agente fica preguiçoso e um tanto emburrecido.

Gostaria de obter alguma ajuda para o seguinte caso de minha máquina:
1. Esta em "dual boot" Win98/Linux mandrake
2. O LiLo está perfeito, quando inicializo a máquina tenho a opção dos dois sistemas.
3. O Win98 funciona (mas eu não quero mais usar esta coisa).
4. O LinuxMandrake não funciona; recebo a mensagem de KernellPanic unable to mout root in hda5.Já pesquisei no Google mas não entendo o que os caras estão sugerindo 5. Devido ao meu desconhecimento não sei como arrumar (e já não não quero,não gostei da estratégia de Marketing agressivo dos caras da Mandrake). 6. Adquiri da LinuxMall.com.br o conjunto de 3 cds da Debian e pretendo instalá-lo no HD (apenas o DEBIAN)
Gostaria da seguinte ajuda:
Como faço para formatar o HD, retirar o Win98 e o Linux, tendo em vista que o Linux não funciona?
Existe algum soft que elimine ambos doHD?
A mensagem que recebo do Linux significa que o Hardware (Maxtor 20 gb) está estragado?

Agradeço a atenção.

OBS: especificações da máquina
Amd K6-2 450
64 ram
HD Maxtor 20 Gb
Placa Asus ps5
Monitor Daewoo
Modem Agere/akai (Lucent) 56K, V.90  já sei que aqui tenho problemas
Cdrom 36X Creative