Re: Não entendo a política de atualizações (cupsys)

Antes de mais nada: apt-get update (como root).

Depois dê um apt-get install cupsys (também como root), se você quiser ter
mais drivers de impressoras, instale todos os pacotes sugeridos e
recomendados pelo cupsys.

Para adicionar a impresora é simples, depois de instalar o cupsys, basta
apontar o seu navegador para o endereco: http://localhost:631, você irá se
deparar com uma página de autenticação, forneça o usuário "root" e a
respectiva senha.

Irá aparecer uma página de configuração, lá, você verá exemplos de como
configurar impressoras usando vários tipos de protocolos e conexões
diferentes.

Dica: se a máquina Windoze que tem a impressora fisicamente conectada exigir
autenticação, coloque a url para a impressora samba da seguinte forma:

smb://usuário:senha@máquina/impressora

A melhor forma de compartilhamento de impressora que já vi foi IPP (ou
impressão HTTP), além de ser um protocolo simples, é seguro, utiliza SSL.

Chega de M$, viva o CUPS e o IPP!

Manoel Lôbo.