variavel PATH

Olá a todos,

	Alguém saberia me informar onde se altera o RAIO da variavel PATH? antes que
muitos aqui me chamem de ignorante, o caso é o seguinte:

	Ao alterar no arquivo /etc/profile, o PATH se altera no console (tty1 a
tty6), e em logins remotos via ssh (não sei qto a telnet, nunca testei). Mas
para o programa "su" e terminais "gráficos" (como o xterm, konsole e outros)
esta alteração não faz efeito.

apenas para constar... já tentei alterar os seguintes arquivos
/etc/profile
/etc/login.defs
/etc/X11/xdm/xdm-config
tiveram outros, mas não me lembro agora