Re: /dev/dsp em uso

Em Tue, Jun 15, 2004 at 09:16:19AM -0300, Danilo Augusto escreveu:
> Olá gente.
> Quando executei o xine ele travou e tentei usar outro programa de música
> e ele diz que o /dev/dsp está ocupado,como faço para saber quem está
> usando o /dev/dsp?Geralmente tenho que reiniciar a máquina,gostaria de
> saber como desocupá-lo sem reiniciar.
>
> Valeu.

Normalmente o comando "fuser /dev/dsp" te dá o PID do processo que está
ocupando o /dev/dsp; para saber o nome desse processo (isto é, o
comando), você usa "ps ax | grep PID", em que PID é o número que o
comando anterior te deu.

Se você está usando GNOME, é provável que o que está ocupando o /dev/dsp
seja o ESD; para o KDE, o arts. Esses programas são "servidores de som",
daemons que se responsabilizam pelo gerenciamento do som no seu
ambiente. Não conheço o xine, mas normalmente é possível configurar
esses programas para usar uma saída de áudio diferente de OSS (que é o
som antigo do Linux) ou do ALSA (novo sistema de som do Linux);
configure de acordo com o que você usa (ESD para GNOME, arts para KDE).

--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User 175920
Brasília - DF - Brasil				counter.li.org