Rodar Aplicativos utilizando interface gráfica remota.

Amigos,

Estou fazendo um ssh para uma máquina e gostaria de abrir os aplicativos
gráficos dela remotamente utilizando a Interface Gráfica na minha
máquina.
Sei que tenho que "setar" a variável DISPLAY, mas não deu certo. Tentei
na maquina remota "export DISPLAY=<IPdomeuhost>:0.0 ", "export
DISPLAY=<IPdomeuhost>:0 " e nada. Depois tentei abrir um terminal Xnest
localmente (Xnest :1) e tentei na maquina remota "export
DISPLAY=<IPdomeuhost>:1" e nada tb.
Será que alguém já passou por algo parecido?

Grd Abr à todos,
Leandro Santoro.