Re: Usar 2 linhas ADSL para "dobrar" a banda disponivel

On Fri, 11 Jun 2004, Fernando Favero wrote:
> Eu sei que eh impossivel simplesmente "somar" a banda das 2 coneccoes

Sem cooperação da outra parte, é impossível.  Isso inclui permitir que um
fluxo (uma conexao TCP) use banda de mais de um dos links, bem como qualquer
tipo de balanceamento de carga para os pacotes entrantes.  Com cooperação da
outra parte, vai depender do que tem do outro lado, mas não deve ser esse o
caso.

Basicamente, você terá que ter NAT na rede, e usar o NAT para definir por
qual link o tráfego de retorno irá passar.  Dependendo dos filtros do
provedor ADSL (e da sua sanidade mental), isso significa que tudo que sair
por um determinado link, terá que ter o tráfego de retorno por esse mesmo
link, e será NATeado com o endereço IP real da sua ponta daquele link.

Se você tem mais de um IP real por link ADSL, e não quer usar NAT,
converse com o provedor e veja se eles te vendem um link "duplo" (ou
seja, dois links com cooperação de um roteador do outro lado para haver
balanceamento de carga no tráfego entrante).

Uma dica: Instale um sistema de QoS decente em cada um dos links (procure no
google por "wondershaper").

Leia o Linux advanced routing how-to, eles ensinam tudo o que você precisa
saber, INCLUSIVE o balanceamento de carga.  Está no mesmo site que o
Wondershaper, e o google vai devolver como o primeiro hit, eu acho.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond