firewall/nat

Olá!

Sei que é um assunto já muito discutido nesta lista, mas infelizmente não
consigo resolver meu problema.
Estou tentando instalar uma rede com dois micros ligados por um cabo
cross-over (o objetivo é ligar também um laptop, mas por porta paralela, já
que ele não tem NIC, mas isso é mais tarde). Eles estão conectados, e consigo
ter acesso a ssh e nfs. Agora estou tentando configurar
masquerading/firewall, mas não obtenho sucesso. Estou procurando documentação
em tudo quanto é canto, mas não entendo nada! Não tinha nenhuma experiência
anterior com redes, e já aprendi muito, mas sempre chega um ponto em que não
entendo nada.

Já tentei o Networking-HOWTO, Network administrator guide, IP Masquerading and
Debian (http://snowcrash.tdyc.com/articles/imoore-ipmasq.html), Networking
linux in the home (http://ieee.uow.edu.au/~mjp16/wylug-netlinux/notes.html),
How to setup a linux network (http://www.aboutdebian.com/network.htm) e
outros, além dos scripts firewall-easy e ipmasq (este último instalado no
momento), seus manuais, as man-pages para route, interfaces..., tentei pelo
webmin, e outras coisas que não lembro mais, mas não chego a lugar nenhum!

E não sei sequer o que mando nesta mensagem... São tantos arquivos de
configuração, e eu não sei aonde está o problema...

Se alguém puder me ajudar, por favor comece me dizendo o que devo enviar...

Obrigado,

abraços,

tiago.