Instalação do Debian trava na reinicialização

Estou tentando migrar do Mandrake 9.2 para o Debian 3.0,
mas não estou conseguindo instalar o Debian.
Copiei num CD-RW a parte necessária para início da
instalação via rede. Dou o boot e a instalação inicia e
transcorre normalmente, inclusive copiando o sistema
básico Debian da internet. Acontece que quando é
finalizada e reinicializada, ocorre o boot e não
consegue carregar.
A mensagem recebida quando uso o GRUB é erro 28. Não
consegue carregar na memória, ou algo assim.
Quando tento instalar usando o lilo a mensagem é que não
pode abilitar a montagem do root, ou algo assim, e pára.
O HD está particionado. Isto porque não posso me livrar
do (r)windows principalmento porque aqui em casa não sou
o único a usar o micro e nem todos estão dispostos a
aprender o GNU/linux.
hda1   windows 2000 C:   NTFS
hda2   D:                fat32
hda5   /                 Reiserf
hda6   /home             Reiserf
hda7   swap
Já tentei modificar o GRUB de todas as formas possíveis.
O instalei no hd0,4 entre outros e nada. Com o lilo a
mesma coisa.
Gostaria muito de poder trocar o Mandraque pelo Debian.
Muito grato

AntiPop-up UOL - É grátis!
http://antipopup.uol.com.br/