Re:Gateway - compartilhando conexao

De: "Danilo Balarini" xtherion@hotmail.com
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Cópia:
Data: Thu, 20 May 2004 19:19:22 -0300
Assunto: Gateway - compartilhando conexao

> Saudação
> oi pessoal !!!
>
> Vítima
> pentium 166, duas placas de rede, uma Realtek e outra Via-Rhine-III
Já encontrei vítimas mais indefesas, hehehe.

> Descrição:
> tenho duas placas de rede, e queria fazer um compartilhamento de internet.
> a eth0 foi detectada normalmente (e recebe a internet), enquanto a eth1 (que
> quero deixar para ser o gateway de rede) precisou do módulo compilado, blá
> blá blá...
> usei o modconf para colocar o módulo(eth1) no lugar e o etherconf pra
> ajeitar a internet recebida(eth0)
Bom, até onde eu entendi, a placa está funcionando, não está?

> Problema 1
> o etherconf me deu a opçao da internet estar sempre ativa quando
> reinicio/dou boot.
> Nada disso está acontecendo. Preciso dar um 'pon' para funcionar
Que tipo de conexão é a sua? ADSL? Qualquer coisa configura pelo pppoeconf...
Se mesmo assim ela não estiver conectando na inicialização, no arquivo /etc/network/interfaces e defina o da placa eth0 como dhcp ou como 0.0.0.0

> Problema 2
> porque quando dou um ifconfig, aparece o lo, eth0 e ppp0, mas não aparece
> explicitamente a minha eth1 ???
> só quando dou um ifconfig eth1, daí ela aparece...
Conselho: Não utilize nenhum programa "front-end" para configurar essas coisas, vai em /etc/network/interfaces e altera o arquivo, acho mais confiável e no final das contas é mais fácil também.

> Pedido
> algum de vocês tem um compartilhamento como esse que quero fazer ?
> teria como me enviar/postar um /etc/network/interfaces de vocês, só para me
> esclarecer algumas coisas mais ?
No google tem vários... não é difícil de encontrar. Se você não tem necessidades muito específicas e não precisa do poder de uma distro GNU/Linux completa, utilize a Coyote.