Gateway - compartilhando conexao

Saudação
oi pessoal !!!

Vítima
pentium 166, duas placas de rede, uma Realtek e outra Via-Rhine-III

Descrição:
tenho duas placas de rede, e queria fazer um compartilhamento de internet.
a eth0 foi detectada normalmente (e recebe a internet), enquanto a eth1 (que quero deixar para ser o gateway de rede) precisou do módulo compilado, blá blá blá... usei o modconf para colocar o módulo(eth1) no lugar e o etherconf pra ajeitar a internet recebida(eth0)

Problema 1
o etherconf me deu a opçao da internet estar sempre ativa quando reinicio/dou boot.
Nada disso está acontecendo. Preciso dar um 'pon' para funcionar

Problema 2
porque quando dou um ifconfig, aparece o lo, eth0 e ppp0, mas não aparece explicitamente a minha eth1 ???
só quando dou um ifconfig eth1, daí ela aparece...

Pedido
algum de vocês tem um compartilhamento como esse que quero fazer ?
teria como me enviar/postar um /etc/network/interfaces de vocês, só para me esclarecer algumas coisas mais ?

Despedida
Obrigado pela atenção!
Abraços
Danilo