restringir acesso de maquina a rede externa

Galera, tenho uma maquina que funciona como uma espécie de terminal
para consulta e gostaria de restringir essa maquina para acessar a
rede interna apenas. Pensei em criar uma regra no iptables p/
fazer isso, permitindo que aquela maquina apenas pudesse acessar uma
determinada faixa d ip, ficando assim preso a rede interna. Mas nao
sei como fazer isso e tbm nao sei c é a melhor opçao...alguma ideia?
se no caso o iptables for uma boa ideia, como ficaria a regra?
desculpe mas sou um zero a esquerda nisso e nem sei c o iptables
poderia fazer isso...

abraços e obrigado

--
 Bruno                          mailto:bnlf@uninet.com.br