Re: problemas com pacotes pre-compilados do kernel 2.6

On Thu, 20 May 2004 08:50:43 -0400
RoadHouse <rodarosa@yahoo.com.br> wrote:

> VFS: Cannot open root device "802" or uknow-block(8,2)
> please append a correct "root=" boot option
> kernel panic: VFS unable to mount root fs on unknow-block(8,2)

Segue abaixo a mensagem que mandei para a lista sobre o problema com a compilação do núcleo usando o config do kernel_image.

Acredito que a solução seja a mesma, exceto pela observação. No seu caso é provável que você tenha que inserir no arquivo /etc/kernel-img.conf as linhas abaixo:

do_symlinks = Yes
do_initrd = Yes

Subject: Re: Kernel Panic: VFS : Unable to mount rout fs on unknown-block(3,3)

On Sun, 16 May 2004 11:33:03 -0300
Savio Ramos <savio.debian@terra.com.br> wrote:

Respondendo a mim mesmo, para quem necessitar no futuro:

> Estou compilando o núcleo 2.6.5 com o config do kernel-image-2.6.5-k7. Deveria > funcionar beleza, não?

Claro que funciona! O problema é que por padrão as imagens oficiais do núcleo usam o initrd e eu compilei sem esta opção.

> Não funcionou, na hora do boot aparece a mensagem acima.

A mensagem acima avisa que não foi possível montar o "ram disk" ( o "rd" do initrd)

Solução:

1) na hora da compilação o comando é este:
make-kpkg --initrd kernel_image

2) instale a imagem normalmente. Após, edite o lilo.conf para que ele localize a imagem do núcleo que será montada na memória ram, assim:

initrd=/caminho/onde/está/a/imagem/initrd.img

No meu o lilo.conf ficou assim:
initrd=/boot/initrd.img-2.6.5

Ah! Rode o lilo antes do boot.

Obs: durante a instalação aparece um aviso sobre o kernel-image.conf, não ligue para ele. É importante somente se você baixar uma imagem oficial Debian.

--
Savio Martins Ramos -  Arquiteto
Rio de Janeiro  ICQ 174972645