Anti-virus+p3scan

Olá!

Estou fuçando tentando instalar um anti-vírus com p3scan, seguindo as
dicas que peguei aqui na lista em fevereiro (dica do Manoel Lobo), mas
estou tropeçando.

Primeiro, instalei o clamav, pois achei o link para apt e a sugestão no
próprio site do p3scan. Depois, instalei o p3scan (backport do André
Luis Lopes). Por último, inseri a regra no mesmo arquivo que uso para
configurar o compartilhamento de internet, um pouco abaixo.

Primeiro, o pop3 não lia de jeito nenhum. Depois, fazendo umas
modificações que eu não acreditava que poderia funcionar, acabei
conseguindo. Pelo menos, os e-mails entram.

A questão é a seguinte:

1 - como saber se a regra está correta? Não achei nenhum log que me
dissesse algo como "end. 192.x.x.x solicitou algo para a porta 110 e foi
jogado para a porta 1100 de saída do servidor", ou algo que o valha.

2 - Quando reinicializa, o p3scan diz que a inicialização do scanner
falhou. Manda configurar e reiniciar o p3scan. O que fazer?

3 - Tem que configurar o clamav?

Desculpem a falta de jeito, mas nesse caso, é o que pude fazer.

Agradeço a ajuda. Um abraço a todos.

Thomé.