Re: wireless

c@ro marcos,

eu acabei de passar pelo calvário da instalação de uma placa wireless
linksys wmp54g. cheguei a enviar uma mensagem para lista para saber se
alguém poderia me ajudar - além de não obter uma resposta, ainda fui
obrigado a ver pessoas se gladiando por assuntos bobos que poderiam ter
sidos tratados de uma outra forma...

anyways, vamos ao que interessa.

primeiramente é necessário que vc tenha em mente que existe a
necessidade de alguns pacotes para a instalação. o primeiro deles, é o
ndiswrapper (http://ndiswrapper.sourceforge.net). é necessário também
que vc tenha instalado os seguintes pacotes:

kernel-headers -> correspondente ao kernel instalado na sua máquina;
kernel-package;
wireless-tools;

além disso é necessário ter em mãos os drivers referentes a sua placa
wireless. eles serão necessários durante a instalação e compilação dos
módulos.

em linhas gerais, depois que tudo estiver instalado, vc deverá entrar em
/usr/src/modules/ndiswrapper e executar a seguinte seqüência de
comandos(como root, é claro).

#make
#make install

#ndiswrapper -i (caminho/onde/está/alocado/os/drivers/de/sua/placa)
aqui, vai ser instalado os arquivos .inf e .sys de sua placa em
/etc/ndiswrapper/'modelo da sua placa'.

#ndiswrapper -l
se tudo estiver correto, ao digitar o comando acima, vc deverá ver algo
parecido com isso:
Installed ndis drivers:
bcmw15 present

#modeprobe ndiswrapper
aqui ele vai carregar o módulo na memória.

se não rolar erro algum até aqui, estamos indo bem ;-D
execute lsmod e/ou dmesg e cheque nas saídas de cada um; vc deverá ver
algo parecido com isso aqui:
wlan0: ndiswrapper ethernet device xx:xx:xx:xx:xx:xx

daqui para frente é só configuração da placa com o utilitário iwconfig:
#iwconfig wlan0 mode Managed
#iwconfig wlan0 key restricted XXXXXXXXXXXXX (chave wireless).
#iwconfig wlan0 essid 'nome da rede'
#ifconfig wlan0 up -> atentar para o detalhe do comando que é iFconfig e
não iWconfig.
#ndiswrapper -m (isso faz com que as configurações sejam carregadas para
rodar automaticamente).

feito isso, para tornar as configurações automáticas no boot, basta
editar o arquivo /etc/network/interfaces, adicionando as seguintes linhas:

auto wlan0
iface wlan0 inet dhcp
comente as linhas referentes para a interface eth0(se for o caso).

depois, edite o o arquivo /etc/network/if-pre-up.d/wireless-tools e
adicione as seguintes variáveis ao script:

IWCONFIG=/sbin/iwconfig
IFACE=wlan0
IF_WIRELESS_MODE=Managed
IF_WIRELESS_KEY=XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
IF_WIRELESS_ESSID='nome da sua rede'

espero tê-lo ajudado.

cordialmente,

  .,p**"*=b_    Marco Almeida da Silva
 ?P"  .__ `*b   Technology / Tech Support
|P  .d?'`&, 9|  Rits - Network Information of Third Sector
M:  |}   |- H'  marco@rits.org.br
&|  `#?_._oH'   +55-21-2527-5494
 `#?.
   `^~.