Instalação segunda placa de rede (relançamento)

Olá a todos!

Volto à carga com minha pergunta, mas redirecionando o resultado (como um
pipe ;-)

Continuo querendo instalar uma segunda placa de rede, mas tenho problemas,
aparentemente de conflito irq ou i/o. O que gostaria de conseguir de vocês
são indicações de leituras: o que venho encontrando não é suficiente. O que
preciso, acho, é compreender a teoria, ou seja, como definir os endereços e
interrupções que vou usar (e não somente implementar esta definição). Preciso
alterar as configurações no bios (mapeamento inta# -> irq)? O que posso
escolher, e o que é fixo?

Não estou sabendo o que ler, aonde procurar. Qualquer ajuda é bem vinda.