Re:mil perdoes !!!

A minha opinião sobre todo esse assunto é o seguinte:

Existem quatro tipos de usuários na lista, são eles:

1º participantes ativos da lista, que procuram ajudar os "conterrâneos", independente da sua dúvida, seja ela referente à software livre (rede homogênea GNU/Linux) como software livre + software proprietário (rede heterogênea GNU/Linux + Windows)

2º Usuários que utilizam GNU/Linux, mas não contribuem pra nada na lista, só sugam. Quando encontram um e-mail pedindo uma dica ou uma luz no fim do túnel, simplesmente deletam a mensagem.

3º Usuários que perguntam como fazer tal coisa junto com o Windows, mas é uma pergunta sem tom perjorativo. Exemplo disso são as dúvidas sobre bootloaders (como foi o infeliz caso) ou sobre samba.

4º Usuários idiotas que pensam que estão ajudando alguma coisa fazendo perguntas idiotas sobre Windows (como foi o meu caso semanas atrás quando um usuário enviou uma pergunta referente à apostilas de Windows).

A meu padecer, a moça em questão é uma usuária do tipo 3.

E aqui vai uma mensagem para os do tipo 2: Você realmente quer ajudar o futuro do GNU/Linux ou do GNU/Hurd? Faça a sua parte. Seja traduzindo um man, seja programando um pedaço de um sistema, seja corrigindo bugs, faça qualquer coisa, mas pense na comunidade, não só em você.

A lista me ajudou muito, aprendi muito mesmo aqui, talvez mais do que eu já aprendi com a maioria dos livros que eu já li, ou dos professores que eu tive. Hoje eu retribuo respondendo as dúvidas dos usuários novos, ou mesmo veteranos, quando eu sei uma resposta...

Não estou aqui pra julgar ninguém, estou apenas dando a minha visão à lista e também não desejo prolongar o assunto, mas eu considero isso um desabafo e que ajudaria os "egos e consciências pseudo-limpas" da lista...

Abraços para todos e muito obrigado!
Stéfano

"Carol" carolabaroni@yahoo.com.br