Atualização de pacotes

Estou utilizando o Debian há pouco tempo e estou com as seguintes duvidas:

1- O samba que estou rodando no Debian 3R2, é samba 2.2.3a-13, porém já não existe a versão 3.0, por que não atualizar?

2- O samba 2.2.3a-13 está atualizado quanto a BUGS, que incluem os de segurança?

3- Como ver a versão dos pacotes de softwares instalados no Debian?

As duvidas que apresentei são para todos os pacotes por padrão da instalação!

Este email é confidencial e de uso exclusivo do endereçado. Seu conteúdo não deve ser revelado a terceiros. Caso você não seja o destinatário, favor notificar o remetente e eliminar esta nota imediatamente. Alertamos que esta mensagem transitou por via pública de comunicação, podendo ter seu conteúdo e remetente originais adulterados, não havendo garantia de que o remetente desta mensagem seja o mesmo que aparece no campo From:.

This email is private and confidential, and of exclusive use of the addressee only. Its contents should not be revealed to third parties. If you are not the intended addressee, please notify the sender and promptly delete this message. It should be advised that this correspondence has been transmitted through a public communication channel, and its original contents and remitter may have suffered alteration, it hasnt guarantee that the messages remitter is the same of that appears on the field From:.