Re: [off] Banco de Dados Sql + DBE + ERP > migrar para Free

On Fri, Apr 23, 2004 at 08:51:01AM -0200, Vinicius Vasconcellos wrote:
> Bom dia a todos !
>
> Pessoal, gostaria da opnião/possibilidade.
>
> Na empresa onde trabalho temos um banco de dados em Sql Server rodando em M$ Win2000 e uma Sistema ERP,e o investimento com licenças está ficando ... (sem comentários) .

O MySQL na versão atual não seria o melhor indicado para esta
substituição; a partir da versão 5 (IIRC) ele poderá ser utilizado como
alternativa, já que para esta versão estão programadas incorporações
como transações, etc.

Como outro colega disse, hoje o mais indicado é o PostgreSQL.

Para o sistema ERP, existem alguns sistemas que rodam em Linux. Veja por
exemplo o ERP5 (www.erp5.org) e links que vc encontrará por lá.

Se a migração puder ser feita com calma, eu sugiro o seguinte:

- estude a utilização do ERP5. existe um projeto de colaboração entre o
  grupo que desenvolve o ERP5 e o a Nuxeo que desenvolve o CPS para
  fazer uma integração entre os dois. O CPS é um sistema de portal
  colaborativo, que integra webmail, agenda, workflows, etc. então vc
  teria um sistema ERP5 + Groupware totalmente em Software Livre.
  Pelo que me lembro, a primeira liberação deverá ocorrer em alguns
  meses - talvez no segundo semestre.

- os clientes poderão utilizar qualquer sistema, pois o browser será o
  aplicativo principal.

- o Zope, CPS, PostgreSQL, e outros destes sistemas também rodam em
  Windows, o que pode facilitar alguma coisa.

Procure alguma empresa que desenvolva e trabalhe com estes sistemas.
Eles são baseados no Zope (www.zope.org) que é um framework fenomenal
para a construção deste tipo de sistemas.

Também existem sistemas baseados no PHP; uma busca no google pode
revelar muita coisa.

O melhor é ter ao seu lado alguma empresa especializada em realizar o
desenvolvimento/migração, a menos que vc reuna o know-how necessário e
uma equipe disposta a trabalhar.

> Nas estações (Win) eu tenho que utilizar o DBE e aplicativo (sistema) para usar o banco.

se você mudar o banco, não precisará do DBE, principalmente se o sistema
estiver baseado em interface WEB.

ETA,

[]s,
--
Mario O.de Menezes, Ph.D.     "Many are the plans in a man's heart, but
LinuxUser: #24626         is the Lord's purpose that prevails" Pv 19.21