ftp + firewall

Olá Pessoal ,

Eu tenho um firewall com políticas padrão DROP e OUTPUT ACCEPT
Estou tendando fazer ftp de uma máquina da rede interna, eu conecto ,
consigo logor, uso comandos tipo cd , mais quando dou um ls
ele fica parado e não responde nada, como posso liberar este
acesso ? presciso por que trabalho com programas de atualização
que verifica diretórios ftp ... quais modulos do kernel
 eu tenho que carregar e quais regras tenho que colocar para
estes programas consigam conectar e listar arquivos ?

Valeu a ajuda ...

EWV, http://www.ewv.com.br