Re: Utilização conjunta de duas bandas de internet de forma transparente

No dia 27/03/2004 às 08:02,
Christoph Simon <ml133@netpole.com.br> escreveu:

> A solução depende do destino. Se tanto a conexão à cabo como a rádio
> vão para o mesmo provedor, use o bonding ou multipath com
> equalize. Caso que são conexões independentes ou com um provedor que
> não quer/pode cooperar ou quem cobra caro por cooperar, no fundo, o
> Linux não tem solução. O bonding requer que o provedor unifique as
> duas conexões de novo, de forma que qualquer destinatário só vai ver
> um IP de remitente. O equalize no multipath não requer isso, mas vai
> deixar de funcionar se não fosse assim.

Entendi,  interessante a  questão levantada. Infelizmente  os provedores  do
cabo  e  rádio são  diferentes  (independentes). Então  por aí  o  'bonding'
já  está eliminado,  certo? A  "solução" seria  então  utilizar o  multipath
(equalize), que  de fato a  soma da largura  de banda dependeria  de quantas
conexões/tráfego estariam sendo requisitados.

Acho que uma forma simples e eficiente seria tentar sempre igualar o tráfego
nas duas bandas (caso sejam idênticas), da forma:

- uma conexão externa é requisitada;
- será feita pela eth0 (A) se o tráfego dela for menor que o da eth1 (B), e
  vice-versa;

É basicamente isso que o equalize faz?

A  principal necessidade  seria sempre  haver uma  conexão operando,  caso a
outra falhe.  A soma de  banda que conseguir  já seria lucro. O  equalize no
multipath poderia trabalhar  desta forma, ou seja, caso uma  banda caia, ele
automaticamente transfere toda e qualquer conexão para a outra banda?

--
Douglas Augusto
                                                      [Netiqueta]