Re: PAM x LDAP

Opa...

Em Qua, 2004-03-24 às 13:59, André Luiz Rodrigues Ferreira escreveu:
> Olá pessoal,
> Estou montando um servidor de correio usando: Postfix(MTA) + OpenLDAP
> (autenticação) + Courier (POP/IMAP) + Amavis + McAfee Virusscan +
> SpamAssassin
> No momento está tudo funcionando corretamente. Só tenho algumas dúvidas...
>
> Teria como eu implementar quotas por usuário? Visto que estou utilizando
> o formato Maildir e autenticando no OpenLDAP ???

Acredito que você precisa configurar os arquivos /etc/nsswitch.conf e
/etc/libnss-ldap.conf (apt-get install libnss-ldap) para utilizarem o
sistema do LDAP. Assim as quotas do Linux funcionarão normalmente.

Você precisa cadastrar o usuário no LDAP com uma classe (objectClass)
posixAccount e/ou shadowAccount, além das atuais.

Com esta configuração você consegue logar na console com seu usuário
cadastrado no LDAP.

Até o pam acaba utilizando o LDAP via pam_unix -> nsswitch -> LDAP.

> Eu já vi alguns exemplos utilizando autenticação no PAM, mas não
> consegui fazer no OpenLDAP....
>
> Qual é mais rápido, o PAM ou o LDAP ???
LDAP !!!

>   Eu teria problemas futuros com
> performance? Visto que meu servidor será
> um P4 512 RAM - HD 40 GB SCSI, para aproximadamente 1.200 usuários ???
>
> Estou em dúvida quanto a necessidade da utilização do OpenLDAP....
>
> Alguém tem alguns exemplos práticos?
SAMBA, IMAP, QMAIL/POP3 com virtual, nsswitch, squid, estações Linux,
HelpDesk entre outras cositas... Tudo autenticando em um único LDAP
Server. Nas estações só a nsswitch -> LDAP

Até os address book vinham do LDAP pro Outlook ou Mozzila...

> Agradeço por qualquer esclarecimento...
>
> --
> Na paz,

Paz na terra !!