Ajuda configuração SAMBA

Instalei um PDC Samba na minha rede mas estou tendo um problema na criação do script de logon dos usuários

As variáveis como %USERNAME% não funcionam , estão sempre vazias. As estações rodam Windows 98. Eu preciso destas variáveis para criar um script mais complexo que atenda as minhas necessidades específicas.

O que pode estar acontecendo ?

Outra dúvida.
Quais são as vantagens e desvantagens de se criar as pastas home dos usuários na mão ao inves de usar as que o sistema cria em /home/usuario ?

Obrigado,

Leonardo Luiz